Dentista compra camião e cria uma clínica odontológica gratuita para crianças.

Dentista compra camião e cria uma clínica odontológica gratuita para crianças.


Quando o Dr. Edwin Smith era apenas um dentista recém formado do Kentucky, deparou-se com bastantes pessoas que tinham a sua saúde dentária num estado bastante precário.
“Encontrei pessoas que nunca viram um dentista na vida”, diz Smith.

Appalachia, cidade de Virgínia, e cidade natal do dentista, esta região tem bastantes problemas de saúde dentária devido a ser uma região em que existem muitas famílias com graves condições financeiras.
“A principal causa do problema dentário de Appalachia é a educação. Quando me acabei de formar, via bebés a serem alimentados com bebidas com muito açúcar. Para além disso, muitas pessoas não teem dinheiro para fazer um tratamento dentário e muito menos meios de transporte para chegar as clínicas.

UM DENTISTA QUE JÁ VIU DE TUDO!

O Dr. Smith relata que já tratou pacientes que tentaram desenraizar os próprios dentes com alicates, pacientes que já colaram os dentes de volta na boca com super cola e pessoas bastante doentes devido a infecções dentárias.
Mas nada disto se pode comparar as crinaças que chegavam ate ele com uma enorme tristeza por terem uma boca completamente destruída.
“Eu via crianças com a boca cheia de dentes podres, com tantas dores que eles mal iam à escola”, contou.
Decidido a fazer algo a respeito, o Dr. Smith teve a brilhante ideia de desenvolver uma clínica móvel de forma a levar o tratamento dentário gratuito às crianças carenciadas.
Desde então, a sua primeira ONG, Kids First Dental Services (Primeiros Serviços Dentários às Crianças), já tratou mais de 43 mil crianças só no Kentucky.
“Espero que nenhuma destas crianças tenha obstáculos na vida por causa da situação oral e dentes precários”, disse Smith.

O CAMIÃO QUE SE TRANSFORMOU NUMA CLÍNICA ODONTOLÓGICA

A ideia do dentista e da sua equipa era apoiar as crianças com cuidados preventivos, então transformaram um camião numa clínica odontológica móvel.
Primeiro, visitaram duas escolas. Posteriormente, outras escolas começaram a convidá-los para irem até lá. Em dois anos, todas as escolas do Kentucky pediam os seus serviços.
“Vimos tantas necessidades que não foram atendidas. Agora, há escolas que voltamos todos os anos e, assim, podemos acompanhar o progresso da saúde oral destas crianças”, afirmou Dr. Smith.

SERVIÇOS DADOS PELA CLÍNICA MÓVEL
Dentre os serviços dados pelo camião do Dr. Smith estão checkups gratuitos para as crianças. Exames e limpezas dentarios, raios-x quando necessários, aplicam flúor, selam os molares para evitar cáries, e fazem um plano de tratamento para as outras necessidades que eles apresentem.
Os procedimentos mais invasivos são os únicos que não se fazem na clínica movél


AMOR À PROFISSÃO

Este grande profissional diz que ele sente que sua “ideia” foi, na verdade, um designo. Algo que estava bem à sua frente mas que ninguém o fazia. Ter a consciência que esta a fazer a diferença na vida destas crianças é o que lhe dá força para continuar com esta grande iniciativa.
“Quando vejo crianças que já se tratam connosco há 10 anos e como a incidência da decadência dentária diminuiu ao longo desses anos é motivação mais do que suficiente”, rematou Dr. Smith.

Enorme iniciativa, só pessoas com grande coração e uma grande preocupação cívica não olham a meios para ajudar quem mais necessita.