Depois de uma vida inteira preso, elefante com 70 anos é livre dias antes de falecer!

Depois de uma vida inteira preso, elefante com 70 anos é livre dias antes de falecer!


Neste momento deve-se estar a questionar do por que de tentar salvar um elefante de 70 anos enquanto filhotes estão por aí sofrendo para viver?
“Algumas pessoas fizeram o comentário de que estávamos a perder tempo e energia, aconselhando que deveríamos ajudar os mais novos e mais saudáveis que iriam viver mais”, disse Emily McWilliam, cofundadora e gerente da Burm & Emily’s Elephant Sanctuary (BEES) em Chiang Mai, na Tailândia. ”Nós sabíamos que tínhamos que ajudá-la.”
Felizmente, eles não desistiram e conseguiram livrar Mae Mor de uma vida repleta de coerção e abuso. Ela costumava ficar acorrentada num local quente com um bracelete de metal à volta da pata mantendo-a presa. Só quando foi para o santuário é que ela verdadeiramente conheceu a vida como deveria ser.



O começo
Quando Mae Mor chegou, tudo era realmente estranho. “Pela primeira vez, este elefante doce e frágil conseguiu se livrar de suas algemas e tinha a habilidade de fazer suas próprias escolhas sendo apenas um elefante”, disse McWilliam. Mas nas primeiras três semanas, ela estava simplesmente com medo de explorar ao redor.


“Sua prisão virou sua segurança e, apesar de termos deixado o portão aberto por vários dias, ela se manteve dentro do local o tempo todo. Depois de três semanas, ela começou a ganhar confiança para investigar o local depois de fazer caminhadas pela floresta, explorando as áreas com grama. Ela adorou passar seus dias tomando banho de lama e fazendo tudo o que um elefante deveria fazer”, disse.

A velhice
O problema era que mesmo com o espírito renovado, Mae Mor tinha muitos problemas de saúde depois de tanto tempo com desnutrição. Até que um dia, finalmente, ela se deitou, fechou os olhos para nunca mais acordar. Foi um sono profundo que todos do santuário já esperavam.



Não é à toa que eles decidiram fazer uma bela homenagem, dando adeus a elefanta do jeito que deveria ser. Em seu túmulo foram colocadas bananas e flores para acompanhá-la nessa nova jornada.